Blog Viewnet

O NIC.br, braço operacional do Comitê Gestor da Intenet no Brasil lançou uma cartilha com orientações sobre como lidar com conteúdo enganoso na rede, notícias falsas ou fake news, ou hoaxes, como também já foi chamado. Elaborado pelo centro de estudos e resposta a incidentes (Cert.br), sugere cuidados básicos para evitar a disseminação dos boatos.
 
“Os boatos circulam na Internet há muito tempo e o CERT.br tem alertado para os cuidados e a prevenção desde o início, quando ainda eram conhecidos como hoaxes e circulavam majoritariamente por e-mail. A expansão do acesso à internet, naturalmente, gerou maior alcance, e hoje informações falsas circulam também com rapidez por redes sociais e grupos de mensagens”, lembra a gerente do Cert.br, Cristine Hoepers.
 
A efervescência do tema levou o Cert.br a atualizar sua cartilha de segurança com um fascículo específico para os conteúdos enganosos. “Boatos espalham desinformação, reforçam crenças erradas, distraem de assuntos importantes e podem influenciar negativamente as opiniões”, ressalta o manual, ao lembrar que quem repassa boatos pode ser responsabilizado, passa vergonha e perde credibilidade.
 
“Nunca foi tão fácil criar conteúdos e emitir opiniões. Entretanto, o excesso de informações, a velocidade com que elas se espalham, a impossibilidade de checar todas elas, o medo de estar ‘por fora’ e o impulso em confiar no que conhecidos compartilham tornaram a internet um ambiente propício para a multiplicação de boatos”, reconhece a cartilha. Mas bom senso, observação, atenção a detalhes e confirmar a origem da informação são vacinas valiosas contra tal epidemia.
 
Fonte: ABRANET

Deixe seu comentário

Topo