Malware é encontrado em 98% em diversos setores da indústria
Malware é o tipo de ataque mais frequentemente encontrado, atingindo 98% de diferentes setores da indústria, desde saúde e farmacêutica, até mesmo energia, TI e instituições financeiras. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Trend Micro.
A companhia especializada em segurança rastreou dados dos últimos três anos, de 2013 a 2015.
O aparecimento de documentos maliciosos nas redes internas das empresas surge em 86,7% dos casos analisados. Chama a atenção também os malwares achados em sistemas Android (38%).
O setor de educação lidera no número de ataques reportados, seguido por healthcare e TI. De acordo com o levantamento, o aumento de ataques no setor de saúde é preocupante, porque isso significa que o acesso de cibercriminosos a registros médicos é cada vez mais atraente por conter uma enorme quantidade de informações pessoais, não somente de indivíduos, mas de familiares que podem ser exploradas efetivamente em fraudes de identidade.
A implantação de botnets por parte dos cibercriminosos com 86% de casos reportados serve de alerta para as empresas: os grupos de hackers costumam favorecer a contratação de botnets para disparar milhões de emails phishing com o objetivo de roubar dados dos usuários ou informações de cartão de crédito.
Explorações 0-day vem também como destaque no estudo: ataques desse tipo viabilizam infecções sem a necessidade de a vítima interagir com um link ou site malicioso e procuram brechas de segurança nos sistemas internos das empresas que podem ser usados para afetar a rede. De todos os países da América Latina, o Brasil é o líder em PoC’s reportadas com o México em segundo lugar.
Fonte [texto e imagem]: ItForum
Deixe seu comentário