O que é a indústria 4.0 e o que os CIOs podem aprender com ela
A indústria 4.0 se refere à uma nova revolução industrial e introduz no novo modelo de negócios o conceito de sistemas ciberfísicos. O conceito subjacente de indústria 4.0 é conectar sistemas embarcados e instalações de produção inteligentes para gerar uma convergência digital entre a indústria, negócios e funções internas e processos.
De acordo com Steve Prentice, vice-presidente e Gartner Fellow, esse novo conceito engloba muitas novas tecnologias e modelos de negócios, incluindo a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e negócios digitais - embora não seja um substituto para outras tecnologias.
De acordo com a consultoria, essa revolução irá incentivar o desenvolvimento de uma nova TI e, consequentemente, oportunidades de trabalho e de educação com a tecnologia como foco, bem como o desenvolvimento de dados em tempo-real que irão operar e gerenciar informações de banda larga e infraestrutura de tecnologia da comunicação, edifícios e sistemas de tráfego.
A indústria 4.0 oferece uma perspectiva enorme em termos de crescimento para as empresas que decidirem adotar o conceito antes das outras.
Prentice acredita que os CIOs se sairão melhor nessa evolução se quebrarem seus objetivos em pedaços menores e melhor gerenciáveis e concentrarem seus investimentos em iniciativas menores e incrementais - o que pode incluir a combinação de dados provenientes de fontes internas e externas com o objetivo de melhorar a tomada de decisão para melhorar designs de produtos e processos, o desenvolvimento de confiança mútua e competências para integrar melhor a TI e a tecnologia de operação na organização, incluindo gestão de segurança e riscos; e a compreensão de como as tecnologias da indústria 4.0 podem impactar na localização das operações de fabricação para determinar as compensações ideais entre custo, inovação e oferta.
Deixe seu comentário